É a técnica de explorar, desenvolver e fornecer valor para atender às necessidades e desejos de um mercado consumidor. Ele é aplicado em produtos, serviços ou ideias que atraem o ser humano. Para que o marketing digital seja eficaz, é necessário estabelecer uma estratégia clara que será usada nas vendas de produtos ou serviços para que esses elementos se comuniquem com o ser humano. O objetivo do marketing é gerar valor e atrair a atenção das pessoas, criando relacionamentos que beneficiam ambas as partes.
As atividades de um profissional de marketing:
Envolvem diversas áreas, desde a análise do mercado atual internacional e nacional até a definição das estratégias de posicionamento de mercado, publicidade, propaganda e técnicas de vendas. No entanto, dentre todas as partes do marketing digital, a mais importante é o relacionamento e a conquista de clientes. Dessa forma, o marketing digital pode aumentar seus lucros e sua longevidade.
Analisar o público-alvo pode ajudar a reduzir os custos por compra e aumentar a eficácia das campanhas. Utilizando diversas plataformas como fontes de visualização de conteúdo, você pode obter resultados impressionantes. No entanto, para isso é necessário ter um bom relacionamento com o cliente e saber como utilizar as ferramentas do marketing digital para conquistá-los.
Um profissional de marketing está capacitado a prestar assessoria e consultoria a pequenos, médios e grandes negócios, desde que esteja legalmente registrado em um Conselho de Administração (CFA). Desde 1967, a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos e laudos são funções exclusivas da profissão. Além dessas funções, o responsável pelo marketing deve cuidar da marca, promover e lançar novos produtos, definindo as estratégias e o público-alvo.
Após o evento de confinamento global causado pela pandemia da COVID-19, o marketing digital tornou-se uma das principais ferramentas para empresas e prestadores de serviços. Com as pessoas tendo que ficar em casa, muitos itens necessários ou não só poderiam ser vendidos através da internet. Foi então que um grande número de empresas começou a investir em marketing digital para alcançar seus clientes.
A função do marketing é organizar conjuntos de ações que envolvem a criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade, entregando valor para o ser humano, de modo que todos se beneficiem
Existem vários processos de análise no marketing digital um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam essa análise é classificada assim:
Análise do comportamento do consumidor
•Identificar o que os consumidores buscam comprar.
•Identificar para quem eles querem adquirir este produto/serviço.
•Identificar qual o perfil dos clientes.
•Como querem adquirir este produto. (Método de pagamento e em qual praça* desejam comprar)
A função de uma empresa é dar lucros, produzir e vender. O papel do marketing é, essencialmente, entregar produtos em locais onde possam ser comprados ou não. Levando em consideração sos produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Portanto as organizações deveriam esforçar-se para aprimorar seus produtos sempre.
O ciclo de vida de um produto ou serviço indica a possibilidade do crescimento do mercado consumidor e também indica princípios de ação que podem ser seguidos no planejamento de marketing.
Orientação para o marketing societal (marketing socialmente responsável): Sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses do mercado-alvo e então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade.
Alguns teóricos dizem o marketing digital são “3PS”
Preço: Elasticidade preço demanda, custos, concorrência .
Praça: Distribuição física, canais de venda e distribuição.
Promoção: Por via de propagandas, publicidades, promoções de venda.
Vamos listar as principais palavras do marketing digital
Análise estratégica marketing digital
Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com isso, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo rea
Banner
Resumidamente, anúncios em formato de vídeo ou imagem. Normalmente são patrocinados ou colocados para levar o visitante a algum link ou página específica (o que também constitui uma estratégia de marketing).
Blog
é um site em https ou não, o blog tornou-se uma estratégia de marketing online.Pois ajuda no seo. Nele, as empresas falam mais sobre os seus serviços, oferecem material relevante ao público alvo e, claro, divulgam os seus projetos.
Call to action (CTA)
O call to action, “chamado para a ação”, é a frase ou botão que conduz um usuário para uma ação determinada. Pode ser um “clique aqui para fazer um download”, por exemplo.
CRM
Sigla para Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com clientes). Envolve organização de reuniões, feedbacks, controle de informações, conversas, troca de e-mails, ligações, etc. para conhecer seu cliente profundamente e saber como satisfazer suas necessidades, com o objetivo de fidelizá-lo e estreitar o relacionamento com ele.
CTR
Sigla para Click Through Rate, calcula a porcentagem de pessoas que, ao serem expostas a um link, clicaram sobre ele. Muito útil para medir o sucesso de uma campanha de email marketing.
Engajamento
São as interações entre os possíveis consumidores e o material publicado por uma empresa. Se estivéssemos pensando no Facebook, o engajamento poderia ser medido por likes, compartilhamentos ou comentários, por exemplo.
Facebook Ads:
Plataforma de anúncios criada pelo Facebook. Por meio dela, você pode anunciar para um público específico, aumentando as suas chances de adquirir retorno.
Funil de vendas:
Qualquer dicionário do marketing digital precisa incluir este termo, que é tão importante que merece seu próprio artigo. De forma muito básica – isso é quase uma injustiça, mas vamos lá! -, o funil de vendas é uma estratégia de marketing pautada na produção de conteúdo “por estágios”.
Geração de leads
“Gerar leads” significa transformar visitantes em Leads, ou seja, em potenciais clientes. Isto acontece quando um visitante se interessa pelo material oferecido por uma empresa e fornece seus dados em troca de conteúdo interessante (para receber sua newsletter, para baixar um arquivo, etc).
Keyword
O conceito de Keyword ou palavra-chave é fundamental dentro do marketing online. Uma keyword é a palavra ou o conjunto de palavras que resume a ideia de um texto e as pessoas digitam em um mecanismo de busca para encontrarem o conteúdo que desejam.
Landing Page
Este é outro conceito que não pode faltar em um dicionário do marketing digital, mas que também merecia muito mais destaque. A Landing Page, que também pode ser chamada de página de pouso ou página de aterrissagem, é o destino de um visitante que clica em um link patrocinado ou banner, mas as pessoas podem chegar até ela de outras maneiras também, digitando um Keyword no buscador do Google, por exemplo.
Link patrocinado
Anúncio pago, normalmente exibido em local de destaque em uma página. A maior referência em links patrocinados é o Google Adwords (que é, claro, uma plataforma de anúncios).
Meta descrição
Descrição pequena de um conteúdo que aparece em buscadores. Tem como objetivo atrair visitantes ao site, uma vez que oferece um resumo do que está disponível naquela página.
ROI
Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. É a relação entre o dinheiro que você ganhou e o dinheiro que foi investido em uma estratégia de marketing. A partir do ROI, você consegue descobrir se a sua estratégia precisa ser reformulada ou não.
SEO
A mais importante do marketing digital, “SEO” significa Search Engine Optimization – ou otimização de ferramentas de busca. O SEO tem como objetivo fazer com que as páginas de um site “subam” no ranking do Google, aparecendo primeiro entre os resultados de busca.
Taxa de Abertura
Porcentagem de leads que abriram os e-mails enviados por sua companha. Feitas com automações ou não.
Taxa de Conversão:
Taxa de conversão é igual a número de conversões dividido por número de visitantes vezes cem. Por exemplo: Seu site recebe 100 visitantes em um dia e 15 deles se inscrevem na sua newsletter (conversão escolhida). Sua taxa de conversão é 15% naquele dia.
Webinar:
O webinar pode ocorrer tanto através de uma aplicação específica, instalada em cada um dos computadores participantes, quanto por meio de uma plataforma web
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Faça um comentário do que você achou.