Governador Mangabeira

Município localizado à 125 quilômetros de Salvador e tem aproximadamente 20 mil habitantes. 

Anteriormente utilizado como rota de bandeirantes, a área onde se encontra atualmente o município de Governador Mangabeira era utilizada como ponto de parada e descanso por portugueses que desembarcavam na Bahia e seguiam para o Sul e Sudeste do país em busca de fortuna. Inicialmente conhecida como “Cabeças”, devido às cabeças encontradas em estacas ao longo da estrada.

Por volta de 1700, a região já era chamada de Arraial de Cabeças e fazia parte do município de São Félix, mudando posteriormente para Muritiba. De acordo com relatos transmitidos por gerações, quatro famílias ricas, Cerqueira, Brandão, Fonseca e Gesteira, viviam na área. Com o tempo, essas famílias foram se misturando e construindo gerações posteriores, e com a chegada de outras famílias, a sociedade local foi se formando. As principais atividades econômicas eram o beneficiamento de tabaco, agricultura e comércio de mercadorias trazidas por tropeiros que passavam pela região.

Em 14 de março de 1962, o município de Governador Mangabeira foi criado por meio da Lei nº 163, recebendo o nome em homenagem ao ex-governador do estado, Octávio Mangabeira. Vale ressaltar que o ex-governador não nasceu em Governador Mangabeira, ao contrário do que se pensa comumente, mas sim em Salvador. A mudança de nome foi um desejo dos moradores, uma vez que “Cabeças” fazia referência a eventos trágicos.

Anuncie Aqui Recôncavo digital

São João 2023

 A população estimada em 2013 era de 21.125 habitantes. A cidade é vizinha de Muritiba, Cachoeira, São Felix e Maragogipe, e está localizada a 6 km a sudoeste de Cachoeira. O texto também conta um pouco da história da cidade, que começou como um distrito de Cachoeira em 1881, passou a pertencer a São Felix em 1889 e depois a Muritiba em 1919, até se tornar um município independente em 1962. O nome da cidade é uma homenagem ao ex-governador do estado, Octávio Mangabeira, que pernoitou na cidade em 1934 durante sua campanha política. A emancipação do município foi possível devido ao aumento da receita obtida com a venda de fumo.

Receba informações no seu e-mail!

Você pode enviar notícia para ser publicada aqui.

×