Conceição do Almeida
Fundada em 1558 e com população estimada em 20 mil habitantes, Almeida, como é conhecida, guarda importante patrimônio histórico e cultural.
Conceição do Almeida está localizada a cerca de 160 km de Salvador, capital da
Bahia. O acesso à cidade pode ser feito por meio de rodovias e estradas, como a BR-
101 e a BA-026.
A história de Conceição do Almeida remonta ao século XIX, quando a região do Recôncavo Baiano começou a ser povoada por imigrantes portugueses e africanos trazidos como escravos. O território onde hoje se localiza o município de Conceição do Almeida era originalmente parte do município de São Bartolomeu de Maragogipe, e a cidade surgiu a partir de um povoado que se formou em torno de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, construída em terras doadas por Antonio Coelho D’Almeida Sande, um rico proprietário de terras da região.
O povoado inicialmente foi chamado de Capela do Almeida em referência à família Almeida Sande, e com o tempo foi se desenvolvendo e crescendo, principalmente em função da atividade agrícola, que era a principal fonte de sustento da população.
A cidade foi elevada à categoria de município em 1º de junho de 1891, através da Lei Estadual nº 1.200, que desmembrou o território do município de São Felipe.
Conceição do Almeida também teve um papel importante na luta pela abolição da escravatura no Brasil. Durante o século XIX, a cidade foi palco de várias revoltas e manifestações contra a escravidão, que culminaram na libertação de muitos escravos.
A cidade também é conhecida por sua cultural festa de São João.
O que acontece em Almeida?
Receba informações no seu e-mail!
Você pode enviar notícia para ser publicada aqui.