Nazaré

Município histórico do Recôncavo Baiano localizado à 108 km da capital Salvador.

Nazaré é uma cidade localizada na região do Recôncavo Baiano, a cerca de 108 km de Salvador. A cidade tem uma história rica e diversa, que remonta ao período colonial e passa pela era do Brasil Império até os dias atuais.

No ano de 1753, o povoado é elevado à freguesia, a qual, em 1831, pelo desenvolvimento é promovida a categoria de Vila, com a denominação de Vila de Nossa Senhora de Nazaré, ao mesmo tempo em que tem desmembrado de seu território, a região de Jaguaripe. Anos mais tarde, em 10 de novembro de 1849, pela Resolução Provincial de Nº 368, a Vila torna-se um município, com a denominação de Constitucional Cidade de Nazaré.

Em 1910, é criado o distrito de Onha, que é anexado a Nazaré. Posteriormente, no ano de 1933, o distrito de Rio Fundo é criado e anexado a Nazaré. Esse Distrito passou a se chamar, em 1938 de Muniz Ferreira. Em 1943 o município de Aratuípe, junto com o distrito de Maragogipinho, é anexado ao território nazareno, voltando a existir no ano posterior. Em 1962, os distritos de Onha e Muniz Ferreira são desmembrados de Nazaré, formando o atual município de Muniz Ferreira. Desde então, Nazaré é composto somente pelo distrito sede.

Nazaré é conhecida por expressões de Candomblé, embora as pesquisas gerais indicam a maior parte da população ligada ao cotolicismo e protestantismo.

Anuncie Aqui Recôncavo digital

São João 2023

Possui uma população estimada de 29.450 habitantes e uma área de 253 km². É limitada pelos municípios de Muniz Ferreira, Aratuípe, Jaguaripe, São Felipe e Maragogipe. O gentílico dos habitantes é nazareno e o município é conhecido como Nazaré das Farinhas. A cidade foi inicialmente povoada por colonizadores portugueses e era ocupada por tribos indígenas da etnia tupinambá.

Receba informações no seu e-mail!

Você pode enviar notícia para ser publicada aqui.

×